Computadores NABU foram esquecidos por 33 anos, começando a ser vendidos pelo eBay e se transformando em uma verdadeira febre.
Mais de dois mil computadores da empresa NABU foram descobertos em um celeiro em Massaschussets – nos Estados Unidos – e viraram uma febre por toda a internet. Os modelos foram fabricados em 1983 e comprados pelo programador James Pellegrini no fim dos anos 80 para montar o seu próprio negócio. Como o projeto nunca saiu do papel, ele manteve as caixas fechadas por todo este tempo.
O proprietário dos PCs, então, decidiu retirá-las de lá após o risco de desabamento da estrutura na qual eles estavam guardados. O que ele não sabia é que as 2.200 unidades se transformariam em uma febre no eBay, gerando tantas vendas que a plataforma até desativou a sua conta por alguns meses por acreditar que seria um “golpe” nos consumidores. No entanto, a história e as vendas são reais.
Hoje com 69 anos, Pellegrini afirma que comprou todos eles para criar uma central telefônica na época – usando os computadores que já estavam defasados como a base dela. A máquina não é capaz de armazenar dados, dependendo totalmente do servidor para interagir com a rede. Para utilizá-lo no passado, os usuários deveriam ter um adaptador – fabricado também pela NABU – e serem assinantes de um serviço de TV a cabo.
A queda e ascenção dos computadores NABU
O influencer e entusiasta de tecnologias retrô, DJ Sures, é filho e sobrinho de ex-funcionários da fabricante e contou com o apoio de desenvolvedores originais do projeto para seguir em frente com seu plano – além de uma ajuda da Universidade de York (Toronto, Canadá). Recriando toda a rede, ele disponibilizou a plataforma online e outros decidiram comprar um dos computadores também para fazer parte desta iniciativa.
Atualmente o anúncio de James Pellegrini está indisponível, significando que ele pode ter conseguido vender todas as 2.200 unidades e recriado, mesmo que indiretamente, todo um cenário retrô para os entusiastas.
fonte : https://www.adrenaline.com.br/hardware/computadores-esquecidos-33-anos-fazem-sucesso-na-internet/
Nenhum comentário:
Postar um comentário