Exército brasileiro recebe doação de 30 tanques blindados dos Estados Unidos

 

Blindados podem ser adaptados para funcionar como ambulância ou central de comunicações; eles foram produzidos na década de 60 e, com a manutenção, podem ser utilizados em operações por mais 20 anos

Trinta tanques blindados, que foram doados pelos Estados Unidos ao Exército Brasileiro, chegaram a Curitiba nesta quinta-feira (17).

Os veículos saíram de Galveston, no Texas, para serem usados em treinamento, combate e defesa. Eles chegaram no Porto de Paranaguá, no litoral do estado, na terça-feira (15).

Na quarta-feira (16), 15 carretas especiais fizeram o deslocamento da carga do Porto de Paranaguá até a capital, pela BR-277.

Em Curitiba, o equipamento será desmontado, revisado e modernizado dentro dos padrões das Forças Armadas Brasileiras


"Os comandantes das nossas unidades blindadas vão ter a oportunidade de conduzir as operações militares, dando mobilidade, dando proteção blindada e permitindo que ele faça esse comando de uma posição serrada junto à sua tropa", disse o coronel Marcelo Sérgio, diretor do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar.


Modelo dos tanques

Os blindados são do modelo M577 A2, possuem um motor diesel de 212 cavalos e podem ser adaptados para funcionar como ambulância ou central de comunicações.

Cada viatura pesa aproximadamente 12 toneladas. Elas foram produzidas nos Estados Unidos na década de 60 e com a manutenção podem ser utilizados em operações por mais 20 anos.

Caso o Exército Brasileiro fosse comprar todas as viaturas que foram doadas, o custo sairia em torno de um milhão de dólares.





Doação


De acordo com o Governo do Paraná, os Estados Unidos costumam doar equipamentos usados a nações amigas, que posteriormente fazem a restauração e modernização, e dão nova vida útil aos tanques.






fonte : https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/09/17/30-tanques-blindados-doados-pelos-estados-unidos-ao-exercito-brasileiro-chegam-em-curitiba.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário