Micro-ônibus que funciona sem motorista Autonomo é apresentado no Brasil

 



A fabricante de ônibus Marcopolo e a startup de mobilidade autônoma Lume Robotics, ambas brasileiras, apresentaram nesta semana ao mercado o primeiro protótipo de um micro-ônibus autônomo, que funciona sem um motorista, da América do Sul.

O projeto usou um micro-ônibus do modelo Attack 8, da marca Volare, que é controlada pela Marcopolo. O veículo foi produzido na linha de fabricação convencional e adaptado com um sistema de automação, que comanda a direção, freios, acelerador e câmbio.




De acordo com as empresas responsáveis pelo projeto, sensores instalados no micro-ônibus conseguem mapear todo o ambiente ao redor do protótipo, registrando a presença de outros veículos, obstáculos na pista e pessoas atravessando, por exemplo.


As informações captadas pelos sensores são transmitidas diretamente para um sistema de inteligência artificial que fica dentro do micro-ônibus. Todo esse processo é feito por cabos e não depende de internet em nenhuma etapa.



Além disso, há um botão para que um supervisor de segurança (humano) assuma o comando do veículo. Ao ser acionado, o sistema faz um parada de emergência, desligando totalmente o modo autônomo e travando o freio do micro-ônibus.

Ainda segundo a Marcopolo, a tecnologia pode ser programada para operar na faixa ideal de eficiência para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O projeto está em estudo há dois anos e os testes iniciaram em dezembro de 2022. 

O modelo possui a capacidade para 21 passageiros e os testes estão sendo executados em ambientes controlados, já que a legislação do país ainda não permite a circulação de veículos autônomos em vias públicas. Também não há uma data para o início da produção comercial.




fonte:https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n207591/primeiro-micro-onibus-autonomo-america-do-sul.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário