O Mapa do Trabalho Industrial 2019-2024 aponta que as maiores taxas de crescimento de novos empregos serão para áreas que têm a tecnologia como base
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) divulgou um estudo sobre as tendências para o futuro do trabalho no Brasil nos próximos quatro anos. O Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 aponta que as maiores taxas de crescimento de novos empregos serão para áreas que têm a tecnologia como base. Ao todo, a pesquisa aponta para mais de 33 mil vagas abertas no período no setor industrial.
É interessante verificar que haverá, até 2024, um crescimento médio de 8,5% em empregos relacionados à indústria, sendo que a ocupação que terá mais novas oportunidades (em percentual) é a de condutor de processos robotizados. Ou seja, o desenvolvimento da automação de processos será responsável por criar mais empregos do que extinguir, pelo menos a curto prazo, no Brasil.
“O mundo vive a 4ª Revolução Industrial e o levantamento mostra que o Brasil, mesmo diante das dificuldades econômicas, está se inserindo aos poucos na Indústria 4.0”, avalia o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.
O estudo também constata a necessidade de qualificação profissional para mais de seis milhões de pessoas em diversas áreas para se adequarem ao futuro do trabalho nos próximos quatro anos. O SENAI oferece cursos neste sentido, incluindo voltados a ciber segurança, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e computação em nuvem (os dois últimos em parceria com Microsoft e Amazon).
Veja, abaixo, as 18 profissões que mais vão crescer no Brasil até 2024:
fonte : https://www.startse.com/artigos/as-18-profissoes-que-mais-irao-crescer-no-brasil-ate-2023/?utm_campaign=artigo&utm_source=facebook&utm_medium=link&utm_term=13062022&fbclid=IwAR1DHPv3ROQ8LMvk7Ez7wVnlicWL2WkSDTuqZLIJdyxVOjMaI6Lt9EU1oFc
Nenhum comentário:
Postar um comentário