Sabe aquele “uivo” dos ventos que conseguimos escutar quando estamos em lugares isolados ou de altitude mais elevada? Um som semelhante emitido por um buraco negro foi divulgado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), como parte de uma pesquisa sobre assinaturas de reverberação de binários de raios-X de massa baixa.
Esse áudio de 13 segundos, segundo os pesquisadores, é a representação de um buraco negro devorando uma estrela em órbita. Para criar o som foram utilizados os ecos de luz de raio-X, que são emitidos quando o buraco negro puxa o gás e a poeira da “presa”.
De acordo com os autores do estudo, publicado na segunda-feira (2) no Astrophysical Journal, suas descobertas podem ajudar a entender como os buracos negros supermassivos podem moldar a formação de galáxias inteiras ao ejetar partículas cósmicas.
Os buracos negros agem como uma espécie de poço gravitacional imensamente forte do espaço-tempo. Segundo o MIT, os arredores extremos dessas misteriosas regiões do cosmos se iluminam somente quando “devoram” uma estrela, momento em que eles sugam o gás e a poeira estelar e podem emitir rajadas intensas de luz de raio-X.
Segundo Erin Kara, professora assistente do Departamento de Física do MIT e coautora do estudo, o que se ouve nesse áudio é uma simulação que usa o eco de raio-X causado pela captura da estrela, convertido em ondas sonoras audíveis. Isso porque, a anos-luz de distância, seria impossível registrar o som original.
Kara explica que o círculo branco central que se observa no vídeo indica a localização do horizonte de eventos do buraco negro. Por sua vez, os ecos de luz são codificados em um esquema de cores conforme sua frequência. A simulação usa a luz de frequência mais baixa para corresponder a um som de tom mais grave.
Fonte :https://universocetico.com/ouca-o-som-de-um-buraco-negro-devorando-uma-estrela/?fbclid=IwAR1bNfZoeTK3wb0o42RNq8qRvH9UfP-ZyC1LHfQplsx7jhDS3g0QJpLgemw
Nenhum comentário:
Postar um comentário