Como Eram Feitos Os Jogos 1990 e 2000
PlayStantion 1 - Sony
Você já se perguntou como jogos do PS1 foram feitos pois muito bem eu não sei a sua idade né mas o PS1 foi um console que marcou muito foi nele que grandes franquias surgiram Eu sempre me perguntei como será que os jogos foram feitos tanto é que eu criei uma playlist no canal mostrando o processo de desenvolvimento de vários jogos do Playstation 1 e de vários outros consoles mas Tecnicamente como os jogos do PS1 eram desenvolvidos Como funcionava o desenvolvimento em si no hardware o que o hardware oferecia o que
a Sony oferecia para os desenvolvedores pois muito bem os jogos do PS1 eram feitos
principalmente utilizando a linguagem de programação c e c++ juntamente com a biblioteca de desenvolvimento de jogos da Sony chamada de software development Kid SDKdo Playstation os desenvolvedores usavam
software development Kid SDK
ferramentas de programação e desenvolvimento de jogos como upsycat development System para criar jogos e testá-los antes de lançarem no mercado obsite System era um conjunto de ferramentas de programação e
desenvolvimento de jogos para o PlayStation ele foi desenvolvido pela empresa inglesa Psy gonesis que que rola ele consistia em um kit de desenvolvimento de software SDK que permitia aos desenvolvedores criar jogos para o PlayStation 1 o site developent System incluía um compilador de Cc mais mais um link de depurador e outras ferramentas que permitiam que os desenvolvedores criassem jogos otimizados para o hardware e outras ferramentas que permitia a otimização dos jogos no hard da PlayStation ele
também incluía biblioteca de software para acesso rápido ao hardware específico do console como a GPU e o
controlador de CD também tínhamos apps para interagir com a memória e outros recursos do sistema os desenvolvedores usavam o psycker deverlockment System para
upsycat development System
criar jogos em um ambientededesenvolvimento integrado no PC em seguida eles testavam em um emuladorantes de gravar-los em CDs e testar o jogo no próprio console Eu me refiro o console real essa simulação ela é
diferente do que ocorre hoje em dia né que a gente baixa um programa aqui e joga tudo mais na época essa simulação funcionava com equipamento específico junto com psycker development System que
você integrava no PC obsite ele development System foi amplamente utilizado pelos desenvolvedores de jogos
do PlayStation na década de 1990 e ele ajudou muito a impulsionar a popularidade da criação de jogos no
console o PS1 teve vários deve quite teve vários porém o mais famoso era oneto e aroso ele foi lançado em 1997 pela Sony e diferente dos kits de desenvolvimento profissionais
o netrose era uma versão
mais acessível e limitada voltada para os desenvolvedores amadores tipo a galera que tava interessada ali em
iniciar criar jogos no PlayStation na época podia adquirir esse deve kit mais barato ele não era como os outros deve quites que a gente já viu ou que você vai ver ainda aqui no canal ele era um David funcional mas limitado se comparado aos outros mas ele vinha ali com vários acessórios vinha a documentação venha com várias coisas e era possível desenvolver um jogo no PS1 utilizando apenas ele quando eu falo utilizando apenas ele é sem precisar de um outro deve kit maior esse netherso era aquele preto mas tinha outras cores também o Nether Rose consistia em um hardware específico que incluiu uma placa de desenvolvimento um controlador
de jogo e um CD de software com ferramentas de desenvolvimento ele permitia que os desenvolvedores amadores criassem jogos em um ambiente de desenvolvimento e DF baseado no PC e te seus jogos em um Playstation real uma outra observação sobre ele é que ele era um Davi kit mais fácil digamos assim o
net aroso também incluía a documentação tutoriais e exemplos de código para ajudar os desenvolvedores amadores a aprender a programar e a criar jogos para o PlayStation 1 Embora tenha sido uma opção mais acessível
o net Aro 12 ainda era caro para época e foi produzido em quantidades limitadas tornando-se Um item de colecionador entre flange de videogames Isso é uma outra observação que eu quero fazer não
pense que tipo ah eles querem criar jogos vamos dar aqui para eles esse kit de desenvolvimento de graça não era assim pessoal só algumas empresas recebiam de graça beleza eu acredito que quando o PlayStation estourou a Sony distribuiu gratuitamente para vários estúdios um kit de desenvolvimento isso
não é uma informação comprovada mas eu acredito é firmemente nisso o PlayStation surgiu beleza foi lançado a Sony não ia perder a oportunidade de oferecer de graça o que te desenvolvimento para estudos grandes e
pessoal o que tede de desenvolvimento desde a época do Super Nintendo era caro demais pessoal é coisa de 10 mil dólares 15 mil dólares o net Aro 12 é a versão ali mais barata mas mesmo assim para
época Ainda era caro Então tinha muito estudo ali iniciante que viu a oportunidade de negócio no PlayStation 1
Opa vamos comprar ali um Dev kit profissional daqueles grandão top Putz fazem empréstimo no banco e tinha né uns estúdios menores ali que adquiriam o net arosos bom obviamente os jogos eram armazenados em CDs o que era uma grande novidade na época pois ele permitia os dados fossem mais complexos tipo
gráficos melhores em comparação aos cartuchos também tinha o áudio que era muito melhor os jogos também usavam técnicas de compreensão pra maximizar o espaço em disco E permitir que mais conteúdo fosse incluído ou seja além dos 600 MB os estúdios ainda desenvolviam técnicas de compressão para poder
colocar mais coisas nos discos porque na época né pessoal vocês tão ligado como é que é tudo limitado e tudo mais na época houve uma empolgação muito grande puxa eu posso colocar áudio eu posso colocar
isso eu posso colocar aquilo imagina as possibilidades então por isso que o PlayStation 1 né fez um grande sucesso às vezes assim eles der criaram ferramentas de compressão na época o software 3D que dominava na modelagem animação renderização era o softmage então a maioria dos jogos que você jogou no PS1 foram ali modelados animados renderizados no soft Mage ele foi um software de modelagem 3D amplamente
utilizado na época do PS1 Ele ofereceu recursos avançados como eu já disse de modelagem animação além de ferramentas para a criação de texturas e renderização muitos desenvolvedores de jogos do PS1 usaram um softmage para criar os seus personagens cenários é um software maravilhoso entende eu já estudei muito sobre essa ferramenta é uma pena que ela tenha se acabado da maneira que você acabou mas enfim só de
perto do final dos anos 90 os estúdioscomeçaram a usar o 3D o Maia as músicas e efeitos sonoros eram criados usando o sound forge Nossa Sound Forge Victor sim o software de edição de áudio Sound
Forge foi usado no desenvolvimento de jogos para o PlayStation 1 ele foi desenvolvido
pela empresa Sonic foundre mais tarde essa empresa foi adquirida pela Sony e se tornou uma das principais ferramentas de edição de áudio para indústria de jogos na década de 90 os desenvolvedores de jogos usaram Sandy Ford para criar editar trilhas efeitos sonoros diálogos em seus jogos o software permitia a edição precisa de arquivos de áudios digitais em vários formatos incluindo formato de áudio PCM utilizado no PS1 agora vem a parte legal
que muita gente tem a curiosidade que a questão das Índias bom os jogos do PS1 usavam muito Epic no caso significa application jogos fossem otimizados para rodar de forma mais suave e estável no hardware
do console Então por si só era possível desenvolver um jogo utilizando a app da Sony só que na era do Playstation 1 tipo não havia muitas outras redes ali de jogo padronizada que fosse amplamente utilizada como depois veio a renda Enfim então vendo que o PS1 era diferente é a tecnologia naquela época também já tava
ali avançando os desenvolvedores começavam a criar as suas próprias em dirige jogos personalizadas e projetadas especificamente para atender as necessidades dos jogos no PS1 por exemplo o System 11 que foi uma biblioteca de desenvolvida pela própria Capcom que fornecia uma variedade de ferramentas e recursos para o desenvolvimento de jogos em 2D e 3D para o PlayStation 1 a biblioteca incluía funcionalidades como gerenciamento de Sprites animação colisão e física além de suporte para som e música no geral
inclusive algumas das franquias mais conhecidas da gapcom para o PS1 como Resident Evil Dino Cris Mega Man X4 foram desenvolvidas usando o sistema 11 a biblioteca permitiu que criasse jogos com gráficos 3D e uma jogabilidade suave em um hardware limitado tornando-se uma ferramenta importante no desenvolvimento
dos jogos do Playstation 1 Mas cada empresa começou a desenvolver sua própria ferramenta algum tempo peço um foi um console que marcou bastante teve gente aí que nasceu na época do PS2 doPS3 geração PS4 mas cara acompanhar Super Nintendo Mega Drive PS1 PS2 desde o início não tem dinheiro que pague de
verdade porque você acompanha a evolução você nossa é incrível então toda vez que eu estudo pra fazer esses vídeos toda vez que eu busco informação para estar fazendo esses vídeos é algo muito mágico
porque faz a gente voltar no tempo e lembrar sabe e tipo Poxa deveria ter valorizado mais esse game na época
deveria ter aproveitado mais só que enfim a gente não adivinha
Video Produção Jogos Sony PlayStantion 1
Super Nintendo - Nintendo
Marco na história dos videogames eu atécheguei a ter o Super Nintendo eu tive um usado e assim eu fui muito feliz jogando ele mas nesse vídeo vamos entender de forma mais técnica como os jogos dessa época eram desenvolvidos até tinha feito um vídeo aqui no canal sobre o desenvolvimento de jogos antigos como eram feitos né os jogos do PS1 não entendo o mega drive só que eu acho que cada console né merece um vídeo único beleza os jogos do Super Nintendo
Eles foram desenvolvidos nos anos 90 em uma época em que a tecnologia de desenvolvimento de jogos era bem diferente do que temos hoje em dia a maioria dos jogos de Super Nintendo foi desenvolvida na linguagem assemble o assemble é uma linguagem de baixo nível
que permite um controle preciso sobre o hardware do console embora não seja uma linguagem muito complexa e difícil de aprender ele é capaz de tirar o máximo proveito do Hardware limitado do Super
Nintendo transmitindo gráficos e jogabilidade mais avançados alguns outros jogos eram desenvolvidos com a
linguagem C que é uma linguagem de programação de nível mais alto mais fácil do que o assemble e assim naquela época tava começando a ser utilizado de forma mais Ampla devido a sua eficiência na capacidade de gerenciar a memória do sistema então muitas equipes de desenvolvimento de jogos de Super Nintendo usavam uma combinação de assemble e ser deixando assim a produção mais fácil e mais eficiente o a sempre
geralmente era usado para programar aspectos mais detalhados e de baixo nível do jogo enquanto você era usado para codificar funções mais Gerais e abstratas do jogo e isso permitiu que as equipes dedesenvolvimento criassem jogos que aproveitassem ao máximo o hardware limitado do Super Nintendo ao
mesmo tempo em que mantinham a eficiência e a facilidade do uso do ser os desenvolvedores de jogos da época precisavam escrever o código específico para cada aspecto do jogo
incluindo gráfico áudio física Inteligência Artificial e outros recursos a utilização da programação naquela época era algo mais bruto eles tinham que está focado na limitação do Hardware até porque a gente sabe que a quantidade de
memória do console é extremamente ilimitada os desenvolvedores de jogos geralmente trabalhavam em equipes bem pequenas Hoje em dia a gente vê centenas basicamente Era quatro cinco pessoas
tinha lá um programador principal responsável pelo código do jogo e outros membros da equipe trabalhavam em gráfico som e outros aspectos do jogo o processo de desenvolvimento evolvia muitas interações testes ajustes tudo para garantir que o jogo funcionasse bem e fosse divertido para jogar os jogos do
Super Nintendo eram criados usando computadores comuns da época como os computadores da série B MPC Macintosh no entanto para desenvolver jogos para o Super Nintendo era necessário usar um
kit de desenvolvimento especializado fornecido pela Nintendo conhecido como SNES
David esse kit de desenvolvimento incluir ao hardware e software especializado que permitir os
Snes Desenvolviment kit
desenvolvedores Criar e testar jogos diretamente no hardware do Super Nintendo era tudo feito ali em tempo
real todos os kits incluíam compiladores montadores depuradores e outras ferramentas para ajudar os
desenvolvedores a escrever e depurar o código o Editor Gráfico
incluído no kit de desenvolvimento de software da Nintendo para o Super Nintendo era conhecido como sge Super Nintendo Graphic editor
infelizmente não há muita informação disponível sobre o sge nem imagens ou vídeos porém se você coloca no Google Super Nintendo graficas editor você consegue achar ferramentas de mod similares para você estar modificando jogos do Super Nintendo dando uma focada no hardware o jogo Star Fox foi um dos
jogos que levou o Super Nintendo ao limite isso porque ele utilizou um chip de processamento especial chamado super efex ele permitiu gráficos 3D poligonais em tempo real o uso do chip superflex colocou uma grande carga no processador do Super Nintendo e exigiu muito da sua capacidade de processamento outro jogo que também exigia bastante do processamento do Super Nintendo era o Dong Kong Country esse jogo usou uma técnica de gráficos para renderizados para criar gráficos 3D semelhantes hoje está Fox Mas se a necessidade do chip super efex em vez disso o processamento exigido para o jogo foi compensado pela
necessidade de armazenar muitos gráficos em alta resolução e cores no cartucho em geral
Nintendo desenvolviment Kits
a maioria dos jogos do Super Nintendo para não falar todos eles eram bem otimizados para funcionar suavemente
com hardware limitado do console mas jogos com gráficos mais avançados como está Fox e Donkey Kong Country eram considerados bem exigentes em termos de processamento Inclusive tem algumas histórias por aí que falam né de falhas desses cartuchos que danificaram o console mas não foi uma coisa comum geralmente era acidente mesmo porque me impressiona é o fato dos jogos serem bem mais difíceis de desenvolver assim não só dos Enéias né Se a gente for olhar Mega Drive PS1 Mas a quantidade de bugs
era extremamente Rara sabe quase você não via bugs Mas enfim de acordo com a Nintendo Super Nintendo vender mais de 49 milhões de unidades em todo mundo durante a sua vida útil porque foi de 1990 A 2003 o snais teve um grande número de jogos lançados em sua biblioteca com uma Estimativa de mais de 1.700 jogos no total fora ali os não oficiais bom pois muito bem
Video Produção Jogos Super Nintendo
Fonte : https://www.youtube.com/@GameBrodisXYZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário