Governo de São Paulo anuncia projetos de Trem Intercidades ( São Paulo - Campinas - Santos ) com empresa Chinesa

 


O Metrô Mais Rápido do Brasil será Construído pela Empresa Chinesa CRRC! 

Investimento previsto de 14,2 bilhões de reais


O governador de São Paulo assinou o contrato para a construção da linha de trem intercidades entre São Paulo e Campinas, parte de um ambicioso plano de transporte chamado "Plano Ferroviário de São Paulo". Este projeto inclui ao menos 13 iniciativas e estende-se por mais de 890 quilômetros.


Adicionalmente, CRRC também expandiu sua presença no mercado brasileiro com a aquisição de 96 novos vagões de metrô para Belo Horizonte, programados para começar a operar em fevereiro de 2026, substituindo os antigos e expandindo a atuação da empresa após fornecer veículos para outras cidades, como Rio de Janeiro. Desde sua entrada no mercado brasileiro em 2008, a CRRC já forneceu mais de 600 veículos ferroviários para o país.

A nova linha ferroviária, que conectará as cidades de São Paulo e Campinas, terá 101 quilômetros de extensão e alcançará velocidades de até 140 km/h, tornando-se o serviço ferroviário mais rápido do Brasil. O projeto é dividido em três partes: a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, a linha intercidades de Jundiaí a Campinas, e a linha de transporte rápido de São Paulo a Campinas, com previsão de início de operações em 2031 e capacidade para transportar cerca de 60 mil passageiros diariamente.






O consórcio liderado pela CRRC da China, em parceria com a Comporte Participações do Brasil, será responsável pelo design, construção, manutenção e operação do projeto pelos próximos 30 anos, com um investimento previsto de 14,2 bilhões de reais (aproximadamente 2,8 bilhões de dólares).

Este projeto faz parte da nova versão do "Programa de Aceleração do Crescimento" do Brasil, que contará com um apoio fiscal de 8 bilhões de reais, sendo o restante financiado pelo setor privado.








Fonte: China news 中新网


Nenhum comentário:

Postar um comentário