China - Xangai - inaugura o primeiro campo de treinamento de robôs humanoides heterogêneos do país

 


A primeira instalação de treinamento de robôs humanoides heterogêneos da China foi inaugurada oficialmente em Xangai na terça-feira, um marco nos esforços do país para promover a aplicação prática e o desenvolvimento em larga escala de robôs humanoides.

A instalação de treinamento, também conhecida como Campo de Treinamento Kylin de Robôs Humanoides, é de propriedade do Centro Nacional e Local de Inovação em Robótica Humanoide Co-Construído, Humanoid Robot (Shanghai) Co., com sede em Xangai.

Atualmente, o campo de treinamento tem capacidade para acomodar mais de 100 robôs humanoides, tornando-se o maior do gênero na China. Até 2027, foram treinados 1.000 robôs de uso geral simultaneamente, de acordo com Yang Zhengye, diretor de marketing da empresa.

O campo de treinamento de robôs humanoides serve como uma importante instalação de infraestrutura para promover o desenvolvimento da indústria de robôs humanoides e a implementação de cenários de aplicação. O campo de treinamento é vital para o avanço da indústria de robôs humanoides, facilitando a colaboração entre empresas. Ele oferece planos de treinamento personalizados para setores como produção inteligente e serviços públicos, impulsionando a inovação tecnológica e as atualizações industriais.

Para treinar melhores robôs humanoides de uso geral, o centro de treinamento cooperará com fabricantes de robôs de Xangai, como a Zhiyuan Robotics e a Kupas Technology Co., para coletar um total de 10 milhões de entradas de dados físicos de alta qualidade até o final de 2025. Esta iniciativa visa estabelecer um dos conjuntos de dados incorporados heterogêneos mais importantes do setor, disse Yang. 

Isso ocorre em um momento em que a China intensifica os esforços para desenvolver inteligência artificial e robótica, para ganhar vantagem na rivalidade tecnológica com os EUA, bem como combater os desafios de uma sociedade em envelhecimento, disse Jiang Lei, cientista-chefe do centro de inovação, ao Global Times na terça-feira.

"Os robôs humanoides estão entrevindos para fornecer o suporte necessário e ajudar a superar os desafios pelo envelhecimento impostos da população. A integração de inteligência incorporada avançada e tecnologias de direção autônoma desbloqueou novas capacidades, permitindo que os robôs humanoides se tornem mais inteligentes e flexíveis", instruiu Jiang.

Em seguida, o centro deverá revelar a versão 2.0 do seu robô humanoide, chamado “Deep Snake”, destacando a importância de tecnologias essenciais, como o atuador de junta linear, para melhorar o desempenho e a funcionalidade dos robôs, de acordo com Jiang.




O desenvolvimento da indústria de robôs humanoides, impulsionado tanto pela tecnologia quanto pela política, entrou em ritmo acelerado. Dados de um relatório recente do setor mostraram que o mercado de robôs humanoides na China em 2024 era de aproximadamente 2,76 bilhões de yuans (US$ 379 milhões). O relatório prevê que o mercado chinês de robôs humanoides atingirá 16,7 bilhões de yuans em 2025 e deverá atingir 86,1 bilhões de yuans até 2030.

Os governos locais em toda a China estão se apressando para implementar políticas para intervir na inovação e na implantação de robôs humanoides. O apoio político inclui aspectos financeiros, de local, de talento e outros, incentivando a motivação do capital social pelos investimentos, disse Jiang.

Pequim, por exemplo, planeja priorizar o desenvolvimento de futuros produtos, incluindo robôs humanoides, espaço comercial, biofabricação e novos materiais em 2025, de acordo com o relatório de trabalho do governo apresentado à terceira sessão do 16º Congresso Popular Municipal de Pequim em 14 de janeiro. Enquanto isso, o Global Times apurou por autoridades locais que a cidade está se preparando para sediar os Jogos Esportivos Mundiais de Robôs Humanoides ainda este ano.

"Tiangong", o primeiro robô humanoide elétrico elétrico em tamanho real do mundo, está programado para correr uma maratona em abril em Pequim. Medindo 1,63 metros de altura, o robô pode manter uma velocidade constante de corrida de 6 quilômetros por hora, de acordo com seu desenvolvedor, a Empowered Artificial Intelligence Robotics Innovation da China.

Autoridades da província de Zhejiang, no leste da China, estão dedicadas a promover a aplicação de robôs humanóides fundidos com mais inteligência, eficiência e modularização na próxima etapa de seu desenvolvimento na indústria. Eles pretendem atingir uma capacidade de produção anual de 20.000 robôs até 2027, com a escala da indústria principal atingindo 20 bilhões de yuans, e a escala da indústria relacionada deve atingir 50 bilhões de yuans.







fonte : https://www-globaltimes-cn.translate.goog/page/202501/1327325.shtml?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=wa

Nenhum comentário:

Postar um comentário