Valor do trem entre São Paulo e Santos poderá ser por quilometro percorrido
O Governo de São Paulo possui quatro projetos de Trens Intercidades, todos com partida na capital paulista, com destino a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. O primeiro projeto já teve o contrato assinado, e as obras estão previstas para começar no próximo ano, com entrega estimada para 2031. Já o segundo está em fase de consulta pública, e o leilão pode ocorrer ainda em 2025. Os terceiro e quarto projetos estão em fase de estudos, com previsão de leilão para 2027.
No caso do quarto eixo, ainda não há uma definição clara sobre o trajeto que o trem utilizará para conectar a Região Metropolitana de São Paulo à Baixada Santista. Segundo o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, três alternativas estão em análise:
- Primeira opção: partindo pela Linha 10 da CPTM, seguindo por Paranapiacaba, pelo sistema cremalheira, passando por Cubatão e chegando a Santos.
- Segunda opção: saída da estação Santos-Imigrantes, seguindo pela Rodovia dos Imigrantes, descendo a Serra até Mongaguá, utilizando o antigo traçado da ferrovia Santos–Cajati, até chegar a Santos.
- Terceira opção: pela Linha 9–Esmeralda, conectando-se à ferrovia Mairinque–Santos, passando por Mongaguá, e utilizando o mesmo traçado da segunda alternativa.
Para a primeira opção, existe uma estimativa tarifária com base no Relatório Individual – TIC Oeste (“Novo modelo proprietário de demanda de viagens em quatro etapas para a rede da Macrometrópole de São Paulo”), disponível na consulta pública do Trem Intercidades São Paulo–Sorocaba.
Preço por quilômetro
Seguindo o modelo do TIC Sorocaba, o TIC Sul também adotaria a cobrança por trecho percorrido. A tarifa total estimada entre São Paulo e Santos seria de R$ 38,00, valor inferior ao das passagens de ônibus convencionais, que atualmente superam os R$ 40,00.
O serviço contaria com uma modalidade paradora, com tarifas proporcionais à distância. A saber:
- São Paulo – Santos: R$ 38,00
- São Paulo – Cubatão: R$ 31,94
- São Paulo – Santo André: R$ 6,34
- Santos – Cubatão: R$ 6,06
- Santos – Santo André: R$ 31,66
- Cubatão – Santo André: R$ 25,60
O trajeto definitivo e os valores finais da tarifa serão conhecidos apenas no primeiro trimestre de 2027, quando os estudos técnicos forem concluídos. As audiências públicas do projeto estão previstas para o segundo trimestre de 2027. O custo estimado da obra é de R$ 15 bilhões.
Governo Estadual estuda trem de passageiros entre São Paulo e Baixada Santista
O Governo do Estado está analisando a possibilidade de implementar um trem de passageiros ligando São Paulo à Baixada Santista. Segundo informações divulgadas no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, o projeto pode ter o leilão e a assinatura do contrato realizados em 2027.
Possíveis trajetos
Ainda não há uma definição sobre o percurso que o trem seguirá para descer a serra. Entre as opções consideradas:
- Linha 10-Turquesa e sistema cremalheira
- O trem seguiria pela Linha 10-Turquesa da CPTM até Rio Grande da Serra, utilizando a ferrovia existente até Paranapiacaba e descendo pelo sistema cremalheira, estrutura originalmente projetada para trens de carga e passageiros.
- Trajeto pela Zona Sul de São Paulo
- Há duas alternativas nessa região:
- Pela Rodovia dos Imigrantes
- Pela Linha 9-Esmeralda até Varginha, conectando-se a uma antiga ferrovia até Parelheiros
Descida pela zona sul
Nos dois últimos casos, a descida da serra ocorreria pelo trajeto onde já foi estudada a construção de uma rodovia entre Parelheiros e Itanhaém. A informação foi divulgada pelo secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Traçado pelo leito da rodovia
Caso o trajeto pela Zona Sul seja escolhido, o percurso seguiria da seguinte forma:
- Início na Estrada Ecoturística de Parelheiros, próximo ao cruzamento com a Avenida Fernando da Cruz Alves.
- Seguiria no sentido sul-norte, paralelo à antiga Estrada de Ferro Evangelista de Souza – Santo Amaro.
- Iniciaria a descida da serra pela margem ocidental do Vale do Rio Capivari, dentro do município de São Paulo.
- Atravessaria o Vale do Rio Branquinho, passando sob a Serra do Mar por túneis ou cortes na montanha.
- Seguiria pelos vales do Rio Aguapeú e Rio Branco em direção a Santos.
- Chegaria até a antiga ferrovia Santos-Cajati.
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